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Apresentação de Candidatura ao Serviço de Teleassistência Domiciliária. 
O Serviço de Teleassistência Domiciliária surge como uma resposta social inovadora e essencial para apoiar a população idosa do concelho de Olhão, promovendo medidas que possibilitem a sua permanência no domicílio com maior segurança, autonomia e qualidade de vida. 
Este serviço permite que pessoas em situação de dependência, doença, incapacidade ou isolamento tenham acesso a um sistema de apoio imediato, disponível 24 horas por dia, assegurando proteção, acompanhamento e diminuição de riscos. 
Integrado no programa “Olhão por Si”, a Teleassistência contribui para a inclusão social, a salvaguarda da dignidade e o bem-estar das pessoas idosas.
Sem Sessão
O serviço que pretende aceder só está disponível para utilizadores autenticados.

Como realizar

A. SUBMISSÃO DO FORMULÁRIO

O pedido/comunicação é feito são feitos através da apresentação de um formulário eletrónico, dirigidos ao Presidente da Câmara Municipal, devidamente instruído, pelas seguintes formas:
  • Serviços online - Formulário digital disponível para preencher e submeter diretamente para o serviço correspondente;
  • Atendimento Presencial - Atendimento ao Balcão para entrega de formulário em formato PDF, já preenchido ou para preenchimento presencial com o apoio dos serviços;
  • Correio eletrónico – Preencher o formulário em formato PDF, disponível nos Serviços Online, para download e enviar para o endereço eletrónico: balcaounico@cm-olhao.pt;
  • Correio postal – Preencher o formulário em formato PDF, disponível e enviar para o endereço: LARGO SEBASTIÃO MARTINS MESTRE OLHÃO, 8700-349 OLHÃO – PORTUGAL
Para preenchimento manual ou eletronicamente descarregue o formulário em formato PDF: aqui.

B. OUTRAS CONSIDERAÇÕES A TOMAR

Consultar no início dos Serviços OnLine, no separador Instruções Comuns para a Submissão do Formulário.

O que devo saber

A. ELEMENTOS INSTRUTÓRIOS

São fundamentais para a eficiência e legitimidade de qualquer processo ou procedimento, fornecem as informações necessárias para a sua análise, avaliação e decisão final.
Os documentos/ficheiros necessários são os seguintes:
  • Serviços Online:
1) 461 Comprovativo de Legitimidade: Documento comprovativo da qualidade de titular de qualquer direito que lhe confira a faculdade de realização da operação
2) 464 Certidão do Registo Comercial ou Código de Acesso à Certidão Permanente, se Pessoa Coletiva
3)112 Exibição/Cópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e número de identificação fiscal, do/a Requerente (#1)
4) 112 (#2) Exibição/Cópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e número de identificação fiscal do elemento (#2)
5) 112 (#3) Exibição/Cópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e número de identificação fiscal do elemento (#3)
6) 112 (#4) Exibição/Cópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e número de identificação fiscal do elemento (#4)
7) 112 (#5) Exibição/Cópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e número de identificação fiscal do elemento (#5)
8) 112 (#6) Exibição/Cópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e número de identificação fiscal do elemento (#6)
9) 112 (#7) Exibição/Cópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade e número de identificação fiscal do elemento (#7)
10) 113 Cópia do Título de Residência, ou documento equivalente, que habilite o/a candidato/a a permanecer legalmente em território nacional (se aplicável)
11) 221 Atestado emitido pela Junta de Freguesia da área de residência, que comprove cumulativamente, que o/a candidato/a se encontra recenseado/a na área do Município de Olhão, que reside no concelho há mais de 5 anos e quais as pessoas que compõem o seu agregado familiar
12) 115 Cópia da sentença judicial ou outro documento idóneo do qual conste a decisão da regulação das responsabilidades parentais, no caso de menores sob tutela judicial
13) 220 Cópia do comprovativo de encargo com a habitação (recibo de renda ou pagamento da prestação de crédito à habitação) relativo ao mês anterior à data de apresentação da candidatura
14) 121 Cópia do Atestado Médico de Incapacidade Multiusos, onde conste o grau de incapacidade, no caso de portadores de incapacidade permanente
15) 122 Cópia da última Declaração de Rendimentos (IRS), acompanhada da Nota de Liquidação ou Cobrança, de todos os elementos do agregado familiar que tenham efetuado a sua entrega
16) 123 Certidão emitida pela Autoridade Tributária e Aduaneira que comprove a não entrega da Declaração de Rendimentos, no ano anterior, no caso de não estar obrigado/a à sua apresentação
17) 124 Cópia do contrato de trabalho e dos 3 últimos recibos de vencimento, no caso em que não possui Declaração de Rendimentos (IRS), do ano anterior, mas exerce atividade profissional
18) 125 Cópias de todos os recibos emitidos no ano civil, da entrega do requerimento, devendo justificar falhas na sequência numérica dos recibos apresentados, no caso de trabalhadores/as independentes
19) 126 Declaração emitida pelo Instituto da  Segurança Social, ou de outra entidade, onde conste o valor auferido proveniente de pensões (velhice, invalidez, sobrevivência ou outras)
20) 127 Declaração emitida pelo Instituto da Segurança Social com a identificação e o valor auferido de prestações sociais (complemento solidário para idosos, subsídio de desemprego ou social de desemprego, rendimento social de inserção, complemento por dependência, complemento à PSI, subsídio de doença ou outros)
21) 128 Declaração emitida pelo Instituto da Segurança Social que comprove que não é beneficiário/a de qualquer prestação social
22) 129 Declaração emitida pelo Instituto da Segurança Social em como não está abrangido/a em resultado de atividade remunerada (extrato de remunerações), quando não se encontre a receber alguma prestação social
23) 130 Declaração da entidade que identifique o(s) elemento(s), o valor da mensalidade e o tipo de resposta social que se encontra integrado/a (creche, ensino pré-escolar, centro de atividade de tempo livre, serviço de apoio domiciliário ou centro de dia, etc)
24) 131 Declaração emitida pelo/a médico/a de família acompanhada de orçamento da farmácia que indique o tipo de doença crónica e a medicação de uso continuado prescrita para o seu tratamento
25) 999 Outro(s) documento(s)


  • Atendimento Presencial ao Balcão, para além dos mencionados no ponto anterior deverá, ainda, consoante o caso, exibir os seguintes documentos:
1. Documento de identificação: Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade e Cartão de Contribuinte
2. Comprovativo na qualidade de representante legal: Procuração ou outro(s) documento(s) que confira a representação, se aplicável.

Notas:
1) O formulário deve ser instruído com os elementos instrutórios, acima indicados, organizados pela ordem supra indicada.
2) A não entrega dos elementos instrutórios, deve ser fundamentada na Caixa de Observações.
3) No caso de possuir Códigos de Acesso Online deverá preencher nos campos correspondente.

B. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL


C. CONTACTOS E HORÁRIOS DO SERVIÇO

No local, Balcão do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), nos dias úteis, das 09:00 às 12.00 e das 13:30 às 16:30 horas.

D. CUSTOS ESTIMADOS

Gratuito (sem custos associados)